Buscar

Orientação profissional e teste vocacional são a mesma coisa?


Orientação profissional x teste vocacional

A orientação profissional e os testes vocacionais são duas coisas distintas, mas complementares. Vamos ver o que quer dizer cada um para que fique mais claro como podem ajudar na escolha profissional.

Orientação profissional

A orientação profissional é um processo de autoconhecimento que deve ser conduzido por um(a) profissional capacitado(a), geralmente com formação em psicologia.

Uma orientação profissional bem feita vai envolver diversas técnicas, que permitam o autoconhecimento antes que seja tomada qualquer decisão com relação à escolha. Só depois de entender suas motivações, valores, objetivos e interesses é possível começar a avaliar quais profissões seriam mais adequadas.

Você provavelmente está pensando que a pessoa que conduzir o processo vai te dizer exatamente qual é a sua futura carreira. Mas não é bem assim que funciona.

Não é papel do(a) orientador(a) profissional induzir o cliente a uma decisão. Nosso papel enquanto profissionais é servir de guia, como uma lanterna em um caminho escuro. Nós devemos apenas ajudar você a entender todas as questões necessárias para que tome as próprias decisões.

Mas e o teste vocacional?

Teste vocacional

Os testes vocacionais são instrumentos que podem ser utilizados no processo de orientação


profissional como forma de investigar aptidões e interesses que podem motivar a escolha.

No Brasil os testes psicológicos são de uso exclusivo de psicólogos(as) com registro ativo nos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP). E para garantir a confiabilidade dessas ferramentas, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamenta critérios que devem ser cumpridos por todos os testes e os classifica como favoráveis ou desfavoráveis na plataforma SATEPSI.

Os testes vocacionais gratuitos encontrados pela internet em geral não apresentam nenhum estudo ou regulamentação que garanta a seriedade dos resultados. Além disso, muitos podem acabar gerando ainda mais dúvidas, já que oferecem uma lista de profissões, nem sempre relacionadas, como resultado.

O atendimento psicológico on-line já é regulamentado no Brasil desde 2018. Apesar disso, infelizmente ainda não houve adaptação de nenhum dos testes vocacionais existentes para a aplicação remota. Mesmo assim, como esses instrumentos não são imprescindíveis para a orientação profissional, é possível utilizar outras técnicas nessa modalidade que garantem uma escolha segura da mesma forma.


Conheça mais sobre a Orientação Profissional nesse post

32 visualizações