Buscar

Quais profissões têm maior demanda no mercado de trabalho brasileiro?


Crescimento profissional

Que o mundo está cada dia mais digital, não é novidade para ninguém. Cada dia mais as tecnologias estão presentes na vida de todos. Acho bastante provável que você não saia de casa sem o seu celular no bolso e que cheque suas redes sociais pelo menos duas vezes por dia.

Então, não é surpresa que no levantamento anual do LinkedIn 9 das 15 profissões que mais cresceram no Brasil em 2019 sejam da área da tecnologia.

Mas não é só de profissionais diretamente focados em tecnologia que esse setor precisa. O relatório Profissões Emergentes constatou que o setor de Tecnologia da Informação e serviços relacionados está entre os três setores que mais contrata profissionais de 11 das profissões.

Quais profissões estão emergindo no Brasil?



Gestor de mídias sociais

1. Gestor(a) de mídias sociais

Esses profissionais são responsáveis por gerenciar as redes sociais de empresas, cuidando desde a produção e publicação de conteúdo até o relacionamento com os clientes nessas mídias. A procura por esses profissionais cresceu 122% entre 2015 e 2019.






Engenheiro de cibersegurança

2. Engenheiro(a) de cibersegurança

É o responsável por implementar sistemas de segurança para os dados da empresa, além de monitorar a infraestrutura das informações e dados da empresa, para prevenir falhas. A Engenharia de Cibersegurança teve um crescimento anual de 115%.



Representante de vendas

3. Representante de vendas

Primeira colocada entre as profissões que não envolvem diretamente a tecnologia da informação. Ainda assim, o setor de softwares, TI e internet são os setores que mais procuram representantes de vendas. O crescimento anual do cargo é de 109%.





4. Especialista em sucesso do cliente

É o responsável por garantir uma boa experiência ao cliente no pós-venda. Função essencial em um mundo com cada vez mais concorrência no mercado, por isso a profissão tem crescido 79% ao ano.

5. Cientista de dados

Analisam os dados de uma empresa e constroem modelos e buscam insights para uma melhor tomada de decisão por parte da empresa. Essa área tem um crescimento anual de 78%.

6. Engenheiro(a) de dados

Com um crescimento anual de 75%, esses profissionais tem a função de construir sistemas e infraestrutura para organizar os dados de uma empresa, além de atuar na otimização desses dados.

7. Especialista em Inteligência Artificial

Responsáveis por projetar e criar objetos artificiais que sejam capazes de solucionar problemas, os especialistas em inteligência artificial têm uma aumento anual de 73% na demanda por seus serviços.

8. Programador em JavaScript

JavaScript é a linguagem de programação mais utilizadas na internet, por permitir páginas mais interativas. Por isso, a procura por profissionais habilitados a programarem em JavaScript cresce 72% ao ano.

9. Investidor(a) Day Trader

O Day Trade é um tipo de investimento de compra e venda de ações em um mesmo dia, exigindo uma tomada de decisões extremamente rápida. A procura por esses profissionais cresce 69% ao ano.

10. Motorista

O crescimento da demanda por transporte em empresas ligadas à internet, serviços e facilidades ao cliente e pelos aplicativos de transporte de passageiros e mercadorias faz com a procura por essa profissão cresça 68% ao ano.

11. Consultor(a) de investimentos

Responsável por orientar os clientes sobre como investir o seu dinheiro, os consultores de vendas têm um aumento anual de 61% na procura por seus serviços.

12. Assistente de mídias sociais

Responsáveis por encontrar os mercados mais competitivos por uma empresa e por desenvolver estratégias de marketing para as mídias sociais. Esse cargo tem um crescimento anual de 60%.

13. Desenvolvedor(a) de plataforma Salesforce

O relacionamento com os clientes é uma das maiores preocupações das empresas atualmente. Para otimizar esse relacionamento, tem sido implementadas ferramentas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM, em inglês).

Umas das ferramentas mais utilizadas no CRM atualmente é o Salesforce, por isso os programadores especialistas na plataforma têm uma aumento na procura por seus serviços de 58% ao ano.

14. Recrutador(a) especialista em Tecnologia da Informação

Como consequência do aumento da procura por profissionais da tecnologia, é necessário encontrar quem saiba selecionar as melhores pessoas para os cargos. Por isso a procura por recrutadores especializados no setor tem um crescimento anual de 56%.

15. Coach de metodologia Agile

Esses profissionais são especialistas na metodologia Agile, que é uma forma de gerenciamento de projetos de forma a desenvolver equipes mais ágeis e facilitar mudanças na empresa que garantam sua sustentabilidade. Esses profissionais têm um crescimento de 53% ao ano na procura por seus serviços.

28 visualizações