Buscar

Como funciona um plano de carreira?


Planejamento de Carreira

Antes de entender o que é um plano de carreira, é importante ter claro o que é carreira. Ela começa na escolha de que profissão seguir e engloba desde os cursos realizados até as rotinas de trabalho e os desafios enfrentados profissionalmente. Ao longo da história houveram várias visões distintas sobre carreira e quem era o responsável pelo desenvolvimento dessa carreira.




Carreira organizacional

Teve muita força até os anos 90, as pessoas tinham expectativa de escolher uma carreira que seguiriam para o resto de suas vidas. Seus objetivos principais eram o salário, nível hierárquico e o status que conseguiriam com isso. E deixavam, em grande parte, nas mãos da empresa as decisões de quando era hora de progredir na carreira.

Atualmente, existem dois modelos principais de carreira, a carreira proteana e a sem fronteiras.

Carreira proteana

Foca muito mais na autorrealização e felicidade dos profissionais. Os profissionais com esse estilo de carreira são mais flexíveis, adaptam suas habilidades e competências de acordo com a exigência do trabalho. É comum que os profissionais passem por diversas empresas ao longo de suas carreiras, que não são mais vistas como vitalícias e durante a jornada, buscam se desenvolver não apenas profissionalmente, mas também em outros aspectos da vida.

Carreira sem fronteiras

Sua principal característica é a mobilidade. O profissional passa por experiências em diversas áreas da empresa e não se prende ao vínculo empregatício com apenas uma instituição. Na carreira sem fronteiras, os profissionais não têm medo de deixar um emprego para aproveitar novas oportunidades e existe a possibilidade de atuação autônoma, mobilidade entre funções técnicas e gerenciais. Além disso, o tempo dedicado exclusivamente ao trabalho é reduzido, priorizando outras áreas, como a família.

Como podemos ver, com as novas visões de carreira não cabe mais apenas à instituição decidir o futuro de seus colaboradores, que se tornaram muito mais ativos no processo. O desenvolvimento do plano de carreira de cada um passou a levar muito mais em consideração os próprios objetivos e não os da empresa. A instituição ainda pode fazer parte do processo, mas seus objetivos precisam estar alinhados com os do profissional para isso.

Como desenvolver um plano de carreira?

O planejamento de carreira é um processo contínuo de aprendizado e renovação, atendendo o ritmo das mudanças de mercado. E por isso é essencial que o profissional entenda que precisa tomar para si a responsabilidade de guiar esse processo. Um bom planejamento de carreira se desenvolve em três etapas:

Um bom Plano de Carreira
Um bom Plano de Carreira

Autoavaliação

Como em qualquer processo de desenvolvimento, é preciso entender qual é o ponto de partida. Por isso um bom planejamento de carreira começa com a autorreflexão. Nesse momento são identificadas as qualidades e potenciais do profissional, quais são as competências já desenvolvidas e quais precisam de atenção. Um vendedor, por exemplo, pode perceber que a comunicação é a área em que mais se destaca, porém não consegue se organizar tão bem com a documentação das vendas. A identificação dos interesses é a outra parte fundamental de um bom planejamento, já que não existe realização profissional quando não existe interesse pela atividade realizada. Se esse mesmo vendedor perceber que não tem o menor interesse na área financeira, não adianta nada formular o plano de carreira focando nesse setor.

Estabelecimento de objetivos

O próximo passo é a definição de um objetivo, que deve levar em consideração as características levantadas na primeira etapa. É sempre bom lembrar que os objetivos vão variar de uma pessoa para outra. Para muitos o sucesso está vinculado ao aspecto financeiro, para outros é poder passar mais tempo com a família e ainda existem os que entendem que sucesso é fazer o que ama. Por isso é muito importante traçar metas específicas que possam ser alcançadas. Nosso vendedor, por exemplo, pode decidir que quer direcionar sua carreira para ser o gestor da equipe comercial de sua empresa. Depois de definido onde quer chegar, é hora de o profissional entender o que ainda precisa para alcançar o propósito. E a partir disso, definir um planejamento, que deve incluir as habilidades e experiências que possibilitarão essa jornada. Se falta organização, é hora de pensar em formas de melhorar essa habilidade.


Implementação do plano de carreira

Por fim, é hora de colocar o planejamento em prática. Se capacitar e desenvolver as habilidades necessárias para chegar ao objetivo profissional. O nosso vendedor vai procurar cursos na área de gestão e liderança de equipes e desenvolver técnicas que o ajudem a se organizar melhor. As novas competências adquiridas devem abrir as portas para as experiências que o levarão a gerir a equipe comercial.

Resumindo, o plano de carreira é uma estratégia utilizada por profissionais de diversas áreas para alcançar sua visão pessoal de sucesso. Uma vez que a responsabilidade pelas próprias metas é reconhecida, é possível traçar um caminho para alcançá-las.

Deixe nos comentários quais são suas metas profissionais e como está caminhando para alcançá-las.

69 visualizações