Buscar

O que é Orientação Profissional e de Carreira?


O que É Orientação Profissional

A Orientação Profissional e de Carreira (OPC) é um processo de autoconhecimento com o objetivo de auxiliar o orientando a tomar uma decisão de caráter profissional. Ela pode ajudar pessoas em vários momentos de suas vidas, na escolha da primeira profissão, que geralmente ocorre ao final do ensino médio, no planejamento de próximos passos para quem já atua e até na preparação para a aposentadoria.



As etapas da OPC

A OPC é sempre um processo com começo, meio e fim e nesse percurso orientando e orientador buscam juntos avaliar as possibilidades para chegar a uma decisão mais segura.


Esse processo passa por três etapas básicas.

Etapas da Orientação Profissional
Etapas da Orientação Profissional

Autoconhecimento

No primeiro momento, é promovido o autoconhecimento. É muito importante entender as motivações, valores e ambições para que se possa fazer uma escolha adequada.


Conhecimento do mercado de trabalho

Depois, é promovido o conhecimento do mercado de trabalho, que pode envolver pesquisa sobre diversas profissões, contato com determinada área de atuação e profissionais atuantes, ou até mesmo a compreensão da organização em que o profissional trabalha.


A escolha

Por fim, chega o momento da tão esperada escolha.


Ao contrário do que muitos pensam, não cabe ao orientador profissional dizer para onde o orientando deve ir ao final do processo. A função do orientador profissional é a de guiar o processo de decisão, levando em consideração o contexto social levantando possibilidades. Mas a escolha final será sempre do cliente.



Você já passou por um processo de orientação profissional? Deixe nos comentários como foi o seu processo de escolha


Conheça nosso serviço de Orientação Profissional

246 visualizações